




Respeito à diversidade – Convivendo com o surdo
Ética e Diversidades
"Temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daà a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades."
Boaventura Souza Santos

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades. Desta forma, já está presente desde a educação infantil nas escolas de ensino regular no atendimento às crianças/ alunos com deficiência visual, física, auditiva, intelectual, transtorno do espectro do autismo e altas habilidades/ superdotação.
“TURMINHA ESPECIAL”
O trabalho da professora de educação especial acontece em parceria com os educadores da escola. Este ano a “Turminha Especial” fará uma visita às casas das crianças dos agrupamentos II. Um dos objetivos desta atividade é sensibilizar as pessoas sobre as questões que envolve a diversidade. Cada boneco foi escolhido em sala pelas crianças: a turma das “Borboletas” escolheu o “LUCAS”, um menino que tem deficiência visual. A turma dos “Amigos” escolheu o “LUCA”, uma criança que anda em cadeira de rodas. As famílias farão registros em um caderno de visitas que irá junto com os bonecos. As experiências serão compartilhadas com o grupo!
Outras atividades envolvendo temáticas da educação especial serão desenvolvidas com as crianças e educadores no CEI Margarida Maria Alves. Leituras, desenhos, vídeos, Libras e muito mais...
Para maiores informações sobre a educação especial, acesse:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=288:secretariade-educacaoespecial&catid=192:seespesducacaoespecial&Itemid=824





Educação Inclusiva é um tema atual que tem ganhado destaque em discussões e debates acadêmicos, Além de ser objeto das políticas pública educacionais na área da educação especial.
No CEI Margarida Alves temos muitos alunos que são acolhidos pelo projeto inclusivo da escola.
Colocamos em destaque um aluno surdo que frequenta uma das salas do AGIII, esse ano nossa escola conta com uma nova parceria no trabalho, a professora bilíngue Ingrid Julliane. Formada em Pedagogia e com especializações em Libras e produção de material bilíngue (Libras/Português).
Algumas ações do ano de 2016:
Espalhamos pela escola algumas identificações dos locais em Libras, para que além do
aluno surdo, outras pessoas visualizem a língua brasileira de sinais.
O mês de setembro é muito especial para a comunidade surda, pois as lutas e discussões relacionadas ao mundo da surdez ganham destaque!
No dia 26 de setembro comemoramos o dia nacional do Surdo, pois nessa data em 1857, inaugurou o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) no Rio de Janeiro, a primeira escola para surdos no Brasil.
Espalhamos pela escola cartazes que esclarecem alguns conceitos, como por exemplo: que é inadequado chamar a pessoa de surda-muda, o correto é apenas SURDO. Também informamos que a Língua Brasileira de Sinais, Libras, é a 2ª língua oficial do Brasil, conforme a lei nº 10.436 de 2002.

















